EUPATI Portugal debate envolvimento dos cidadãos na investigação em enfermagem

A EUPATI Portugal, através da sua Vice-presidente Inês Alves, participou no 4º Simpósio de Investigação em Enfermagem, dia 8 de Novembro de 2024, um evento organizado pelo Núcleo de Investigação em Enfermagem da ULS Coimbra. O simpósio, que decorreu sob o tema “4is: Investigação, Inovação, Implementação e Integração em Enfermagem”, incluiu um importante painel de discussão sobre a participação dos cidadãos na investigação.

O debate reuniu um grupo diversificado de especialistas, incluindo representantes académicos das Escolas Superiores de Enfermagem de Leiria e Porto, profissionais da ULS Coimbra, e destacou-se pela presença de Ana Vieira, na qualidade de pessoa com doença co-investigadora.

O painel explorou a distinção fundamental entre “participação” e “envolvimento” dos cidadãos na investigação, destacando como o envolvimento pressupõe uma ligação mais ativa e consciente do cidadão no processo de investigação. Foi discutido como o envolvimento dos cidadãos na investigação em saúde tem-se tornado uma exigência crescente das entidades financiadoras, tanto a nível nacional como europeu, e como este envolvimento contribui para uma ciência mais aberta e significativa. Um dos pontos em foco no debate foi a importância da comunicação dos resultados da investigação ao público em geral.

O simpósio evidenciou a crescente importância do envolvimento ativo dos cidadãos na investigação em enfermagem, alinhando-se com a missão da EUPATI Portugal de promover a literacia em investigação clínica e a inclusão de pessoas com doença no processo de investigação e desenvolvimento.


Para mais informações sobre os próximos eventos e sessões de formação, visite o site da EUPATI Portugal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias e eventos da EUPATI Portugal, seguindo os nossos canais oficiais de comunicação: Facebook, Instagram, X e LinkedIn.

 

Partilhe este Artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimas Notícias

Eventos